Por que as garrafas de cerveja são de vidro em vez de plástico? Descubra aqui

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Após o seu descobrimento, o plástico mudou completamente a maneira como consumimos e armazenamos diferentes tipos de produto. Suas vantagens não são poucas, por ser relativamente mais barato, além de muito mais seguro e sustentável, devido à facilidade do processo da sua reciclagem.

As vantagens são tantas que grande parte das bebidas utilizam garrafas plásticas no seu armazenamento, desde refrigerantes até água com e sem gás. Mas, se existem tantas vantagens em utilizar garrafas plásticas para transportar bebidas, então por que as garrafas de cervejas são feitas de vidro?

Existe uma série de razões para preferirmos que a cerveja seja guardada em embalagens desse material, mas isso não quer dizer que não existam cervejas envasadas em garrafas plásticas. Vamos entender um pouco melhor a situação.

Existem cervejas em garrafas plásticas?

Ao redor do mundo, é possível encontrar alguns países que utilizam garrafas plásticas no armazenamento de cervejas devido à questão mais sustentável desse material. No Reino Unido, por exemplo, não é incomum encontrar cervejas à venda em garrafas feitas de plástico.

Podemos recordar o caso das Olimpíadas de Londres, em 2012, onde a Heineken e a organização do evento preferiram realizar a venda das suas cervejas em uma edição especial de garrafas plásticas, pois isso aumentaria a segurança do evento, assim como facilitaria a reciclagem do lixo gerado pelo público.

Por que não usar garrafas plásticas?

Apesar de todas essas vantagens que as garrafas plásticas apresentam, elas não são o bastante para fazer desse material a melhor opção para envasar as cervejas. Isso acontece por uma série de motivos.

Para começar, o plástico é um material muito mais poroso do que o vidro, o que faz com que, em garrafas plásticas, os líquidos percam um pouco do seu gás ao longo do tempo, enquanto as garrafas de vidro preservam muito mais essa característica das bebidas.

Outra vantagem que as garrafas de vidro levam sobre as de plástico é que o vidro não tem gosto, ao contrário das outras. O que acontece é que o plástico possui alguns elementos químicos que, com o tempo, vazam na bebida e acabam alterando mesmo que levemente o seu sabor.

É por isso que refrigerantes em garrafas de vidro têm o gosto muito melhor e a água em garrafas plásticas acaba adquirindo o sabor do material se passar muito tempo armazenada.

Por que as garrafas de cerveja são feitas de vidro colorido?

Como estamos acostumados, o vidro das garrafas de cerveja que consumimos geralmente são mais escuros, em tons de marrom ou verde, no caso da Heineken. Mas, por que as fabricantes preferem estes materiais? O vidro mais escuro faz com que a bebida sofra menos as influências da incidência de luz, o que garante um maior prazo de validade para a bebida.

Essa é maior uma vantagem que o vidro tem sobre o plástico, uma vez que o plástico escurecido perde um pouco as vantagens do material. Se fôssemos deixar o plástico em tons mais escuros para manter a data de validade das cervejas, o plástico não seria tão fácil de ser reciclado e, com isso, perderia uma das maiores vantagens da sua utilização.

Leave a Reply