Cerveja choca: o que significa isso?

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Cerveja choca

Sabe quando a sua cerveja está com um gosto estranho? Quando ela simplesmente não desce direito e não está com a mesma qualidade que você está acostumado a beber? Esse é o estado que recebe o nome de cerveja choca, o que normalmente acontece quando você deixa a cerveja por muito tempo no freezer e ela congela, ao descongelar, você percebe que ela está com esse saborzinho infame.

A temperatura está, de fato, diretamente ligada com a cerveja choca, e existem algumas coisas que você pode evitar fazer para não permitir que ela chegue a esse estado. Para entender melhor o que é a cerveja choca, precisamos relembrar alguns detalhes sobre o método de produção da bebida. Vamos começar?

Um resumo da produção da cerveja

A primeira etapa da produção da cerveja é o processo de mistura, quando os grãos de malte são misturados com água e aquecidos a uma temperatura de 65ºC. Esses grãos são ricos em amido, substância que, durante esse processo, é transformada em açúcar.

Cerveja choca meme

A mistura resultante desse primeiro processo fica conhecida como mosto, que é então fervido e misturado com o lúpulo, ingrediente que é responsável pelo sabor amargo da cerveja. Depois disso, começa a etapa da fermentação, que pode durar entre 5 e 10 dias para as cervejas tipo Ale, ou até mais de 10 dias para as cervejas tipo Lager. O processo de fermentação ocorre sempre em uma temperatura entre 10ºC e 21ºC, dependendo do tipo de cerveja sendo produzido. Por fim, a cerveja é então resfriada para finalizar o processo. Mas o que isso tudo tem a ver com a cerveja choca?

Cuidado com a temperatura

Como você pode observar acima, a temperatura é um detalhe muito importante do processo de produção de uma cerveja. O que acontece é que alterar drasticamente a temperatura da bebida em muito pouco tempo, pode causar algumas reações químicas na bebida, que irão alterar algumas das suas propriedades, o que resultará na cerveja com um gosto diferente e desagradável.

A diferença de sabor da cerveja quando sua temperatura é muito repentinamente alterada, então, é um resultado dessas reações químicas. Essas reações podem alterar o teor alcoólico da bebida, assim como a quantidade de açúcar na sua composição e a quantidade de CO2 na embalagem do produto. Isso tudo culmina no sabor desagradável que você sente ao tomar uma cerveja que está choca. Por isso, é fundamental evitar mudanças muito grandes de temperatura.

Cuidado com a luz

Por fim, existe um outro fator que pode deixar a sua cerveja choca, que está um pouco relacionado com a temperatura também. Estamos falando da incidência da luz sobre a sua bebida. O sabor da cerveja é muito sensível a esse fator e, por isso, dependendo do local de armazenamento, a luz pode deixar a cerveja choca.

É por causa da influência da incidência da luz sobre o sabor da bebida que grande parte das produtoras de cerveja optam por envasar os seus produtos em garrafas de vidro marrom escuro, pois esse tom irá proteger a bebida de forma mais eficiente do que as garrafas transparentes ou de vidro verde.

Leave a Reply