Alergia a cerveja: conheça os principais sintomas

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Alergia a cerveja

Após consumir bebidas alcoólicas, algumas pessoas podem apresentar sintomas físicos desde inchaços e irritações até sintomas como náuseas e vômitos. É o caso de quem sofre de alergia a alguma das substâncias presentes nessas bebidas, que podem ser o lúpulo ou levedura, os conservantes e aromatizantes, ou até mesmo o próprio álcool.

Muitas das pessoas alérgicas apresentam esses sintomas ao tomar cerveja, e costumam concluir que são alérgicas a todas as bebidas alcoólicas, enquanto, na verdade, podem ser alérgicas somente à cerveja. Isso acontece devido às leveduras utilizadas no processo de produção da bebida, elas são um fungo feito a partir dos grãos e do lúpulo, e também é responsável pela maior parte das alergias à cerveja.

Sintomas da alergia à cerveja

Quando se trata de alergia a bebidas alcoólicas, os sintomas podem variar conforme qual ingrediente da bebida está causando a reação. No caso das cervejas, ingrediente mais comum a causar alergias são as suas leveduras, que podem desencadear alguns dos sintomas abaixo.

Enxaqueca

A enxaqueca é um tipo específico de dor de cabeça que é causado pelo equivocado alto fluxo de sangue na cabeça. Sua aparição nos casos de alergia à cerveja acontece devido ao efeito do álcool de diluir o sangue, aumento o seu fluxo para o cérebro. Apesar de não aparecer em todos os casos de alergia à cerveja, as enxaquecas são um dos sintomas mais comuns nesses casos de reação à bebida.

Estômago irritado

Se você já bebeu demais em uma noite, provavelmente já sofreu com o estômago irritado no dia seguinte. Mas não se preocupe, os casos de irritação do estômago como resultado de alergia à cerveja ocorrem após o paciente beber uma pequena quantidade de álcool e logo sentirem-se com azia, estufados, com gases e até mesmo náuseas, nos casos mais sensíveis. As pessoas com reação alérgica à cerveja costumam, também, apresentar quadros de diarreia após o consumo da bebida.

Fadiga

Normalmente, as pessoas costumam beber para se divertir, mas você costuma se sentir muito cansado após alguns goles de cerveja? Se a energia parece deixar o seu corpo depois que a gelada entrar, você pode apresentar um caso de alergia à levedura da cerveja.

A fadiga é causada nos casos de alergia devido à queda de açúcar no sangue com o consumo da bebida, assim como o aumento dos níveis do cromo mineral. Se alguém apresenta fadiga como resultado de reação alérgica à cerveja, um copo de suco de laranja pode ajudar a repor as energias.

Reações alérgicas na pele

Assim como a enxaqueca, as reações alérgicas na pele também são muito comuns nos casos de alergia à cerveja. Essa reação pode se manifestar através de irritações e coceiras na superfície da pele, assim como manchas vermelhas visíveis, semelhantes à reações alérgicas mais comuns. Se você apresenta esses sintomas, não precisa se preocupar ou fazer uso de remédios, as irritações na pele costumam desaparecer sozinhas após certo tempo.

Congestão nasal

Por fim, temos um sintoma que talvez você nunca tenha relacionado com alergia à cerveja. Apesar disso, é muito comum para pessoas que sofrem de reações alérgicas à cerveja apresentarem casos fortes de congestão nasal após tomar alguns goles da bebida.

Leave a Reply