Tipos de adega: conheça os principais

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Entender sobre os diferentes tipos de adega é essencial na hora de adquirir ou construir o espaço ideal para seus vinhos mais especiais. Muito além de uma escolha estética, os tipos de adega fazem toda a diferença na qualidade de conservação da bebida, além de envolver questões como praticidade e custo.

Atualmente, há diversas opções e tipos de adega no mercado, o que acaba confundindo os compradores menos experientes. O lado positivo, é que essas opções são uma grande vantagem com a quantidade correta de informações, e é exatamente isso que preparamos para você.

Confira os diferentes tipos de adega, e quais são suas principais características:

Quais os principais tipos de adega do mercado?

Quando falamos em tipos de adega, há diferentes maneiras de diferenciá-las – seja pelo método de controle da temperatura, pelo material, ou até mesmo pelo porte. Em geral, a forma mais segura de se pensar nesse divisão de tipos é recorrer à forma como a climatização é realizada.

Neste caso, os exemplos mais comuns são três tipos:

Adega termoelétrica

Adegas termoelétricas não exigem grandes gastos, e possuem um charme todo especial. Elas são especialmente úteis em ambientes ou pouco mais frios, o que não a torna ideal para a maior parte das regiões do Brasil.

Seu funcionamento é baseado em placas de cerâmica que fazem com que o calor interno da adega seja “levado” para fora, mantendo a temperatura interna sempre amena. Em geral, é ideal para vinhos que precisam estar conservados em torno dos dez graus Celsius, desde que não haja enormes variações externas.

Adega com compressor

A adega com compressor é aquela mais semelhante ao funcionamento de uma geladeira, propriamente dita, no sentido em que são capazes de fazer seu trabalho a despeito do clima externo. São adegas hermeticamente fechadas e climatizadas, que buscam a temperatura desejada regulando o nível de intensidade de funcionamento do aparelho.

Isso significa que seu vinho sempre será mantido na temperatura ideal. É necessário observar, por outro lado, que há diferentes preços e qualidade de adegas com compressores. O ideal é buscar por equipamentos que ofereçam baixa vibração e baixo nível de ruído, especialmente se ele ficar próximo a áreas de convívio regular.

Adegas de madeira

As adegas de madeira não são exatamente climatizadas, no sentido rigoroso da palavra, mas seu método de construção pode auxiliar a manter um controle de temperatura bastante eficiente.

Geralmente, sua função é organizacional e decorativa, além de manter as garrafas protegidas da radiação e de grandes variações de temperatura. Neste caso, o ideal é construir a adega protegida de incidência solar direta, e com poucas aberturas significativa, para evitar grandes trocas de calor.

Qual escolher?

Entre os diferentes tipos de adega, a grande dúvida é sempre qual escolher. Para isso, é necessário observar os seus critérios. Em primeiro lugar, leve em consideração o valor. Neste caso, não se trata apenas de uma questão de orçamento, mas de lógica básica.

Escolha de acordo com o valor dos vinhos que você pretende armazenar em sua adega. Se você simplesmente precisa de um local para guardar vinhos comuns de forma organizada em sua cozinha, uma adega simples com nichos de madeira é suficiente. Se, por outro lado, quer guardar aqueles vinhos caros, de safras especiais, eles certamente merecem um investimento um pouco maior.

Além disso, é importante escolher de acordo com a quantidade. Se você costuma manter apenas duas ou três garrafas guardadas em casa, não é necessário adquirir uma adega com compressor para cem garrafas. No entanto, se você coleciona vinhos de qualidade, uma pequena adega com doze lugares pode ser o suficiente.

Felizmente, o mercado oferece opções o suficiente para que você possa aliar suas demandas em um único produto. Isso garante que, com um pouco de pesquisa em lojas, você ache a adega ideal para suas necessidades.

Leave a Reply