[Infográfico] Temperatura ideal para cada tipo de cerveja

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Temperatura da cerveja

Será mesmo que a melhor cerveja é sempre a mais gelada? Apesar de, como todo bom brejeiro brasileiro, você estar acostumado a pedir ao garçom uma cerva “estupidamente gelada” no boteco, saiba que isso não é uma regra.

Na verdade, a temperatura ideal para degustar uma boa cerveja vai depender do estilo e qualidade de cada bebida em específico. Portanto, se antes você achava inimaginável, acredite: é sim correto apreciar uma cervejinha quente em alguns momentos… E fica uma delícia!

Confira, a seguir, qual é a temperatura ideal para cada tipo de cerveja para não errar mais na hora de servir a galera no próximo happy hour na sua casa!

Temperatura cerveja: Infográfico com curiosidades

O poder das papilas gustativas na degustação

A temperatura certa para tomar a sua cerveja deve ser aquela que agrada o próprio corpo! As pupilas gustativas, responsáveis pelo paladar, não são muito adeptas à temperaturas muito baixas.

Portanto, nunca tente experimentar uma cerveja a 0°C! Ao tomar bebidas extremamente resfriadas, elas sofrem uma espécie de anestesia, o que faz com que se sinta poucos sabores ou se diferencie as sensações na língua.

Temperaturas ideais para cada cerveja

Vamos acabar com o mistério! O famoso mestre cervejólogo Michael Jackson estabeleceu 5 diferentes níveis para a refrigeração de cervejas, de acordo com o seu tipo e qualidade:

  • Bastante gelada (de 0°C a 4°C):Temperatura ideal para cervejas sem álcool, que tenham o objetivo de refrescar ou Pale Lagers, que são mais claras e possuem pouco teor alcoólico, entre 4% e 6%.
  • Gelada (de 5°C a 7°C): Temperatura ideal para cervejas de trigo claras, Pilsens, Gueuzes e Lambics de fruta, que possuem teor alcoólico um pouco acima das citadas anteriormente.
  • Pouco gelada (de 8°C a 12°C): Temperatura ideal para cervejas com maior teor alcoólico e escuras, como IPAs, Lagers escuras, Porters, Pale Ale, Helles, Tripel, Vienna, Bock tradicional, Amber Ale e cervejas de trigo escuras.
  • Levemente gelada ou de adega (de 13°C a 15°C): Temperatura ideal para cervejas com alto teor alcoólico e escuras, como Strong Ales escuras, Ale quadrupel, Stout e a maioria das cervejas especiais belgas, como Trapistas, e as Bocks mais fortes, como Doppelbock e Eisbock.

A regra é clara…

Cervejas mais claras e suaves normalmente são servidas mais geladas, enquanto as mais escuras e mais fortes devem ser servidas a temperaturas maiores. Fica a dica!

Leave a Reply