Cubra Libre: aprenda a preparar o drink famoso e histórico

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Está aí um dos drinks mais famosos e consumidos em larga escala pelas baladas e casas noturnas pelo Brasil.

O Cubra Libre nada mais é que uma bebida feita da mistura de Coca-Cola, rum e limão, que ganhou fama não só por seu sabor excêntrico e saboroso, como também por sua origem histórica, que marca a independência de Cuba do domínio espanhol, datada no ano de 1898 – daí, o nome “Cuba Libre”, que significa “Cuba livre”, em português. Faz todo o sentido agora, não é mesmo?

E prepará-lo é muito fácil e rápido! Fique de olho na receitinha a seguir para servir a galera no próximo happy hour na sua casa!

Ingredientes:

  • 2 doses de rum;
  • Coca-Cola (ou qualquer outro refrigerante à base de cola);
  • Gelo;
  • 1 rodela de limão para decorar;
  • Suco de 1 limão.

Como fazer:

O primeiro passo é colocar o suco de limão e o rum em um copo. Em seguida, acrescente também o gelo e complete com a Coca-Cola ou o refrigerante de cola de sua preferência.

Finalize o drink decorando o copo com dois pedaços pequenos de limão, dentro da bebida. Está pronto o seu Cubra Libre! Pode servir à vontade, bem gelado.

História do drink

É óbvio que um drink com esse nome não poderia ter uma origem mais interessante. Acredita-se que o Cuba Libre que nós conhecemos hoje tenha surgido em meados do século XX, criado pelos soldados americanos que estavam em combate nas guerras pela independência de Cuba, que estava sob o domínio espanhol, em 1898.

Para celebrar a independência e selar a “amizade” entre os dois países, os soldados misturaram a Coca-Cola, um refrigerante típico americano ainda novo na época e, inclusive, proibida em Cuba até então; com o rum, a bebida favorita dos cubanos, em um só drink, que era brindado com um grito fanático: “Por una Cuba libre!”.

E foi assim que surgiu o nome do famoso drink, que só chegou ao Brasil por volta das décadas de 50 e 60, quando jovens universitários da época misturavam o rum de bolso que sempre carregavam com Coca-Cola durante as suas festas.

Atualmente, o drink Cuba Libre recebe um apelido curioso e um tanto cômico dos seus conterrâneos, que o chamam de “Una Mentirita”. Isso porque, na verdade, o país nunca foi livre de fato. A “amizade” com os americanos durante a guerra de independência teria um motivo: o açúcar, a maior riqueza de Cuba na época, que era de difícil acesso aos EUA por conta do domínio espanhol. Entendeu a ajudinha dos americanos bonzinhos?!

Até mais!

Leave a Reply