Bolo de cerveja: aprenda a fazer para servir os amigos em casa

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Não é de hoje que bebidas alcoólicas fazem parte das receitas do nosso dia a dia. Às vezes, elas são uma parte muito importante da receita, outras vezes apenas estão ali para dar um toque especial no sabor. Podemos citar, por exemplo, o uso de vinho branco no risotto ou a pitada de conhaque no strogonoff, isso tudo sem contar o uso de vinho tinto com cogumelos.

Recentemente, cada vez receitas mais criativas que utilizam bebidas alcoólicas começaram a surgir, e o seu uso tem crescido cada vez mais para preparar sobremesas. E é por causa de uma dessas receitas que nós estamos aqui hoje.

Você já ouviu falar de bolo de cerveja? A receita leva a bebida tanto no recheio como na cobertura. Sem mais delongas, vamos para a receita.

Primeira etapa: preparando a massa

Vamos primeiro falar sobre o preparo da massa e, depois, partimos para o recheio e a cobertura, combinado? Começamos pelos ingredientes.

Para a massa, você vai precisar de:

  • 200 gramas de margarina sem sal;
  • 200 gramas de ovos (aproximadamente, 4 unidades);
  • 360 gramas de açúcar refinado;
  • 360 gramas de farinha de trigo;
  • 200 ml de cerveja tradicional;
  • 0,5 grama de noz moscada;
  • 15 gramas de fermento químico em pó;
  • 0,5 grama de sal.

Modo de preparo:

Comece colocando o açúcar e a margarina na batedeira e misturando muito bem os dois, até a margarina ficar mais branca. A seguir, é hora de peneirar as gemas uma por uma para poder juntá-las com cerveja, água, farinha de trigo, fermento, noz moscada e o sal à mistura feita anteriormente.

Após um tempo, pare de bater e pode adicionar as claras batidas em neve. Então, pode colocar a massa em uma forma e levá-la ao forno a uma temperatura de mais ou menos 145 °C, por cerca de 35 e 45 minutos. Passado esse tempo, pode deixar o bolo esfriar, enquanto preparamos a cobertura e o recheio.

Segunda etapa: o recheio e a cobertura

Enquanto deixamos a massa esfriando em reserva, podemos já começar o preparo do recheio e da cobertura. É aqui que o nosso ingrediente especial, a cerveja, vai fazer a sua parte.

Para o recheio e a cobertura, você vai precisar de:

  • 395 gramas de leite condensado;
  • 200 ml de cerveja;
  • 300 gramas de creme de leite sem soro.

Modo de preparo:

Deixe o creme de leite em banho-maria e, então, adicione a cerveja e o leite condensado. Após juntos, misture bem esses ingredientes até que eles criarem uma massa bem firme e consistente. Assim que obter esse resultado, pode desligar o fogo e deixar a mistura esfriar.

Para colocar o recheio no bolo, você vai precisar cortar ele ao meio, separando a metade de cima da metade de baixo. Uma vez separadas, pode espalhar o recheio por cima de uma das metades e, quando terminar, coloque a outra metade do bolo sobre essa metade, e assim você terá o recheio.

Para finalizar, espalhe o que sobrou da mistura sobre o bolo e, também, nas suas laterais, para fazer assim a cobertura. Se desejar, pode decorar o bolo de cerveja com confeitos e cerejas ou simplesmente servir assim mesmo.

Bom apetite!

Leave a Reply